11.10.05

A CULTURA DA CATEDRAL


__ Origem e difusão da arte das catedrais, mais tarde defenida como estilo gótico, pela Europa ocidental, mapa retirado de Ana Lídia Pinto, Cadernos de História da Arte 5, Porto, Porto Editora, 2000, p. 9.

__ Vista de Évora numa iluminura de 1501 (Arquivo Municipal de Évora), sendo bem visível o domínio da catedral sobre toda a cidade, em termos de estrutura física mas também religiosa, cultural e mesmo económica.
"Enquanto símbolo do reino de Deus na terra, a catedral fixava do alto a cidade e a sua população, transcendendo todos os outros problemas da vida tal como transcendia toda a sua dimensão física."
Otto von Simon, A catedral gótica. Origens da arquitectura gótica e o conceito medieval de ordem, Lisboa, Editorial Presença, 1991, p. 20.
"Por defenição, a catedral é a igreja do bispo, portanto, a igreja da cidade, e o que a arte das catedrais significou primeiramente na Europa foi o renascimento das cidades. Estas, nos séculos XII e XIII, não param de crescer, de se animar, de estender os subúrbios ao longo das estradas. Captam a riqueza. Após um longuíssimo apagamento, tornam a ser, ao norte dos Alpes, os focos principais da mais alta cultura. Mas a vitalidade que as penetra vem, quase toda, dos campos circundantes. (...) em parte alguma o impulso de prosperidade rural foi mais vivo nesta época do que no Noroeste da Gália. (...) Por isso a nova arte foi reconhecida por todos os contemporâneos como sendo propriamente a arte de França."
Georges Duby, O tempo das catedrais. A arte e a sociedade, 980-1420, Lisboa, Editorial Estampa, 1978, p. 99.
»»» Sobre a arte das catedrais, consultar a página web da Biblioteca Nacional de Paris, que, embora em língua francesa, tem um conjunto excelente de imagens, nomeadamente os desenhos de um dos mais conhecidos arquitectos franceses do século XIII, Villard de Honnecourt (ir a "feuilletoirs" e percorrer as imagens). «««